A distorção no Ibope, segundo Cappelli

O jornalista Ricardo Cappelli, especialista em pesquisas e opinião, afirma que o Ibope faz pesquisa ao gosto do patrão. “Sempre está trabalhando para alguém. No final ajusta para não se desmoralizar. Os dias serão longos até domingo”, escreve.

IBOPE?? NOVIDADE??

Ricardo Cappelli*

A distorção no Ibope, infelizmente, está na pesquisa anterior. Forçou um empate técnico inexistente entre Haddad e Bolsonaro.

São duas as hipóteses. Se está trabalhando para nós – não tenho informação- fez no sentido de estimular subida de Haddad. Mas pode também estar trabalhando para eles.

Se foi isso, usou uma aproximação de Haddad para estimular antecipação de voto útil no coiso. Usou a estratégia da alavanca que em SP deu primeiro turno a Doria.

Economia

O Ibope faz pesquisa ao gosto do patrão. Sempre está trabalhando para alguém. No final ajusta para não se desmoralizar. Os dias serão longos até domingo.

*Ricardo Cappelli é jornalista e secretário de estado do Maranhão, cujo governo representa em Brasília. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na gestão 1997-1999.