PT divulga nota de pesar e indignação sobre incêndio no Museu Nacional

A Secretaria Nacional de Cultura do PT divulgou nota neste domingo (2) lamentando o incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM
Requião diverge do PT sobre culpa de Temer no incêndio do Museu Nacional

NOTA DE PESAR

Parte considerável da memória, da cultura, da pesquisa e da história do Brasil se perde no incêndio no Museu Nacional nesta noite. Deixando o país órfão de parte significativa dos registros de sua memória. Instituição bicentenária, o maior museu de História Natural da América Latina e um dos 5 maiores do mundo, que vivia com dificuldades de recursos e manutenção, teve sua situação orçamentária deteriorada após a aprovação da Emenda Constitucional 95 pelo governo golpista, é vítima de uma tragédia sem precedentes decorrente da precarização dos serviços públicos, especialmente em relação à ciência e a cultura.

A Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores expressa a sua tristeza e indignação com essa tragédia e reforça a urgência da retomada de políticas de memória, de museus e de patrimônio histórico para a garantia dos direitos culturais dos brasileiros e a afirmação soberana do país no mundo.

Brasília, 2 de setembro de 2018.

Economia

Secretaria Nacional de Cultura do PT