Luto pelo Museu Nacional hoje no Rio de Janeiro

Desde a manhã desta segunda-feira (3), manifestantes iniciaram um ato de luto junto ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Às 16h, está prevista uma manifestação na Cinelândia. Para a população, o incidente reflete o descaso com que a ciência vem sendo tratada no Brasil.

Diversas entidades estudantis, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (SNPG), o DCE UFRJ e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocam, para esta segunda-feira (3), a partir das 16h, uma manifestação na Estação Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

O evento, chamado “Luto pelo Museu Nacional! Em defesa da universidade pública!”, é o primeiro a ser convocado em função do incêndio que praticamente destruiu todo o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, na noite deste domingo (03).

Leia a nota de convocação para a manifestação

Mais um episódio lamentável para a educação brasileira. Nos deparamos nesta noite de domingo com a absurda notícia de que parte significante do patrimônio histórico do país estava em chamas.

O museu nacional é o maior museu de história natural da América Latina, com mais de 20 milhões de peças em seu acervo. O dano sofrido pelo museu, além de ser uma perda para pesquisa e ciência do Brasil e do mundo, é uma perda pra educação pública, uma vez que seu setor de ensino foi o primeiro de todos do país.

Economia

Poderia ser apenas uma tragédia se o descaso com a educação pública já não fosse recorrente nos últimos anos. Só na UFRJ já é o terceiro incêndio, e nada disso é por acaso. Para exemplificar, em 2013, o valor em milhares investido no museu era de 531, frente a 54 em 2018, e ainda temos que aguentar o pacote golpista que sucateia nossas universidades e congela os investimentos em educação por 20 anos.

A União Estadual dos Estudantes conclama todos e todas que têm compromisso com a educação no Brasil para estar às 16h, na Cinelândia em ato pela educação pública, de qualidade e socialmente referenciada!

Com informações do Portal Vermelho.