Lula recorre ao STF e TSE para manter candidatura à Presidência da República

O PT levou dois recursos de Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando garantir a candidatura do ex-presidente na eleição de outubro.

O movimento dos petistas nos tribunais superiores desmente as fake news da velha mídia golpista (alô, cadê as agências de fact-checking?) que torce pela candidatura do tucano Geraldo Alckmin. Para os jornalões, quanto mais aparecer Lula maior o potencial de transferência de votos para o vice Fernando Haddad.

Legalmente, o PT tem até 17 de setembro para lutar pela candidatura de Lula. Depois desta data, o partido terá de efetivar a substituição sob pena de ficar sem candidatura na corrida presidencial.

Além de recorrer ao TSE e STF, o próprio Lula recorreu ao Comitê de Direitos Humanos da ONU devido ao descumprimento da liminar da organização favorável à sua candidatura.

Lula é mantido preso político há 152 dias na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena 12 anos e um mês imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do tríplex no Guarujá, em São Paulo.