Haddad e Manuela poderão ser confirmados pelo PT nesta terça-feira

O PT poderá confirmar na tarde desta terça-feira (11), em Curitiba, a substituição da candidatura de Lula pelo vice Fernando Haddad e este por Manuela D’Ávila (PCdoB), que passaria ser a vice.

A chapa Haddad e Manuela é imposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a contragosto dos petistas, que preferiam Lula-Haddad. A corte estabeleceu até às 19h para que a coligação “Brasil Feliz de Novo” procede a mudança sob pena de não participar da eleição presidencial de outubro.

O anúncio da chapa Haddad-Manuela deverá ser feito a partir das 14h30, na icônica Vigília Lula Livre, em frente a Polícia Federal de Curitiba, onde o ex-presidente é mantido preso político há 158 dias.

Lula foi condenado e preso no caso tríplex do Guarujá (SP) sem que uma única prova [ainda] tenha sido apresentada. Ele cumpre pena antecipa de 12 anos e um mês, mesmo a Constituição lhe garantido recorrer aos tribunais superiores em liberdade, no entanto, o petista é mantido no cárcere com o objetivo de não participar da disputa presidencial que lidera nas pesquisas.

O ex-presidente Lula obteve liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU, mas o consórcio jurídico-midiático que sustenta o golpe torceu o nariz para a decisão favorável à candidatura do preso político mais ilustre do mundo.

Entretanto, mesmo com a substituição em curso, o PT promete lutar até o último milésio de segundo pela candidatura de Lula no STF. A agremiação pleiteia no Supremo a dilatação do prazo da substituição até 17 de setembro, de acordo com a Lei Eleitoral.

Economia