Folha espalha fake news contra PT já no 1º programa eleitoral

A má-fé da velha mídia golpista pode ser sintetizada pela nova fake news que espalhada pela Folha, neste sábado (1º), acerca da aparição de Lula no 1º programa eleitoral do PT.

Dificilmente poder-se-ia falar em ignorância córnea da Folha, por exemplo, que publicou hoje a falsa notícia de que o ‘PT desafia TSE e mantém Lula como candidato’.

Não houve desafio porque não é a índole petista desafiar as instituições. Pelo contrário. O PT é um partido que funciona dentro da institucionalidade. Não prega socialismo nem a ruptura social pela revolução.

A segunda questão é de ordem prática. Ao final da sessão extraordinária do TSE, na madrugada de hoje, o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, consignou que o partido não teria como alterar as mídias pelo avançar das horas. Portanto, ficaram cientes os ministros da corte que Lula poderia aparecer no programa eleitoral do rádio.

Quanto ao programa de TV que foi ao ar no início desta tarde, a própria Folha registra que “o programa televisivo não identificou explicitamente nem Lula nem Haddad como candidato a presidente”.

Ora, onde está o desafio do PT à decisão do TSE?

Economia

A corte eleitoral estipulou 10 dias para que o PT proceda a substituição do candidato, algo que deverá ainda passar pelas instâncias partidárias. Até lá, a legenda tem direito de lutar e recorrer da violenta cassação imposta a Lula.

O jornalão quis, com a notícia falsa, açular os setores mais conservadores da mídia e do judiciário contra o PT. Funciona como um departamento de propaganda do candidato de sua preferência, Geraldo Alckmin (PSDB), que corre risco de não ir para o segundo turno.

Entretanto, a fake news da Folha não mereceu nenhuma checagem das agências “fact checking” que só enxergam aquilo que os barões da mídia mandam elas enxergarem.