Disputa entre Ciro e Haddad é destaque em pesquisa da XP Investimentos

Pesquisa da XP Investimentos/Ipespe destaca hoje (14) a acirrada disputa entre Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) pela ida ao 2º turno. De acordo com o levantamento, eles estão rigorosamente empatados dentro da margem de erro de 2,2%. O pedetista tem 12% ante 10% do petista.

LEIA TAMBÉM
Vox Populi: Candidato de Lula, Haddad já aparece em primeiro com 22%

De acordo com a sondagem, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial com 26% — um salto de 3% em uma semana após a facada em Juiz de Fora (MG).

Entretanto, o levantamento realizado entre 10 e 12 de setembro, ainda não captou o anúncio da substituição de Lula por Haddad como candidato do PT. A troca ocorreu no final da tarde de terça (11), em Curitiba.

Segundo a XP Investimentos/Ipespe, já ensaiando o discurso do voto útil, Geraldo Alckmin (PSDB) é o melhor posicionado, com 9%, dentre os candidatos de centro-direita. Isto significa que as candidaturas de Marina Silva (Rede), com 8%, Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo), ambos com 4%, poderão ser “derretidas” para empurrar o tucano para o segundo turno.

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro fora do 2º turno é a nova aposta do mundo político

Economia

A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 10 e 12 de setembro, e ouviu 2.000 entrevistados em todas as regiões do país. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo código BR-07277/2018.