TSE já aprovou 5 registros de candidatura à Presidência; Lula está na fila

O TSE já aprovou 5 candidaturas à Presidência da República. A decisão sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a mais aguardada pelo mundo político e pelos 13 adversários.

Nesta quinta (23), o TSE abriu prazo até dia 30 de agosto para que Lula apresente defesa aos pedidos de impugnação de partidos e coligações concorrentes.

Em virtude de recursos, a expectativa é que o petista estreie no horário eleitoral do rádio e da TV no próximo dia 1º de setembro.

Até o momento, foram considerados aptos para disputar o pleito Vera Lúcia (PSTU), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede). De acordo com a lei eleitoral, o TSE tem até dia 17 de setembro prazo para julgar todos os registros.

Os demais pedidos de registro serão julgados nas próximas semanas porque esses candidatos foram os últimos a registrar a candidatura. Os pedidos são julgados após a tramitação no prazo previsto na lei eleitoral para que candidatos, coligações e o Ministério Público Eleitoral (MPE) possam impugnar registros e indicar algum fato que possa causar a inelegibilidade de postulantes aos cagos em disputa.

Além de Lula, ainda serão analisados os registros dos candidatos Álvaro Dias (Pode), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Goulart Filho (PPL).

Economia

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 7 de outubro.

De acordo com o TSE, mais de 27,6 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros.

Com informações da Agência Brasil