Por Esmael Morais

PT apresenta amanhã defesa da candidatura de Lula no TSE

Publicado em 29/08/2018

Os advogados do PT apresentam nesta quinta-feira (30), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a defesa da candidatura de Lula baseada na força dos tratados internacionais.

LEIA TAMBÉM
OEA deverá conceder nova liminar favorável à candidatura de Lula

Apesar de confiantes na decisão do TSE, os integrantes do PT colocaram que, para maior segurança, estão atentos também às posturas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a determinação dos tratados internacionais. A ideia, segundo Haddad, é que se tenha uma salvaguarda em caso de impugnação.

Candidato a vice, advogado e porta-voz de Lula, o ex-prefeito Fernando Haddad disse que a defesa fez um balanço do posicionamento dos ministros do Supremo em relação aos tratados, alguns com força de lei, mas todos têm hierarquia superior à de qualquer lei vigente, desde que aprovada pelo Congresso Nacional e o tratado que hoje ampara a candidatura de Lula e tem status superior a qualquer lei nacional.

Haddad lembrou da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, do dia 17 de agosto, que afirmou o direito à candidatura do ex-presidente.

No momento em que os ministros do TSE estiverem recebendo a defesa da candidatura, amanhã, em Brasília, manifestações estarão ocorrendo em todo o país pela candidatura Lula-Haddad.