Lula envia carta para a Caravana do Semiárido Contra a Fome


O ex-presidente Lula enviou carta para os integrantes da Caravana do Semiárido Contra a Fome que chegou na noite de quarta-feira (1) em Curitiba. Os militantes da Caravana percorreram cerca de 2 mil quilômetros até a capital paranaense. Apesar do frio, a disposição de todos é ótima. A coordenação da Vigília Lula Livre solicita aos petistas da capital a doação de agasalhos e mantas para conterrâneos de Lula, vários são de Caetés (PE), cidade onde Lula nasceu.

“Queridas companheiras, queridos companheiros de luta

Não tem nada mais importante do que essa caravana que estão fazendo, cruzando este país, denunciando o crescimento da miséria e a volta do Brasil ao mapa da fome.

Mas aqueles que não sabem o que é ter fome, que não se importam com esse flagelo, aqueles que se alimentam da miséria do povo brasileiro, fingem que a miséria não está voltando nesse Brasil, que está sendo destruído e, por isso, tentam ignorar a voz de vocês, o movimento de vocês.

Tentam também calar minha voz porque acham que sem a minha presença física ou fala é mais fácil continuar a destruir impunemente tudo o que nós construímos. Mas a luta por um Brasil sem fome é do Lula. É de todos nós, juntos e misturados, voz, braços e pernas, conversando, construindo e andando para construir um país mais justo e solidário.

Por isso só posso agradecer a solidariedade de vocês terem vindo até Curitiba desde Caetés, onde nasci, e indo para Brasília, onde se decide os nossos destinos.

Economia

Na verdade, companheiros e companheiros, o que eu queria mesmo é que esta caravana não fosse necessária. Era que a esta altura do século 21 a gente estivesse calculando não quantas crianças vão morrer de fome, quantas famílias do semiárido vão padecer por conta da seca. O que eu queria mesmo é que, em vez de calcular os mortos, a gente estivesse agora calculando quantos jovens nós vamos conseguir formar na universidade; quantas toneladas de comida de qualidade a agricultura familiar vai colocar na mesa dos brasileiros; quantos empregos com carteira assinada a gente vai gerar em 2019; quantos bilhões de reais do Pré-Sal o Brasil vai investir em educação e saúde, em ciência e tecnologia.

A gente devia era estar agora numa caravana rumo ao futuro. Mas o golpe cometido por Temer e seus aliados tucanos, com apoio da grande mídia e de parte do Ministério Público e do Poder Judiciário, encarcerou o Brasil numa máquina do tempo e nos fez recuar duas décadas em apenas dois anos. Trouxe de volta o desemprego, a fome e a mortalidade infantil. Está privatizando nossas empresas e entregando nossas riquezas a preço de banana.

É nossa missão pisar no freio, inverter a direção dessa máquina e levar o Brasil de volta para o futuro. Boa jornada, companheiros e companheiras. E que a nossa próxima caravana seja a caravana da vitória do povo brasileiro contra a fome e contra todas as formas de opressão.

Forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva