Explosão e incêndio na Replan denunciam sucateamento da Petrobras


Um incêndio atingiu a Refinaria de Paulínia (Replan), no interior paulista, na madrugada desta segunda-feira (20). As chamas tiveram início após a explosão do tanque de águas ácidas, que fica no chamado craqueamento, unidade que acabou de passar por manutenção e sofreu uma série de intervenções em seus equipamentos, segundo informações do Sindicato dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro).

Segundo os petroleiros da Replan, o fogo também atingiu a unidade de destilação da Refinaria, causando o rompimento de várias linhas de tubulações; houve três explosões e os trabalhadores tiveram de fugir do local.

“Foi muito grave o que aconteceu, poderia ter sido uma calamidade”, denuncia o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Simão Zanardi Filho.

Os funcionários do administrativo foram dispensados nesta segunda-feira (20) devido à falta de segurança. Somente os trabalhadores da operação e manutenção irão trabalhar. A Petrobras informou que a produção foi preventivamente paralisada e será instaurada uma comissão para investigar as causas da ocorrência.

A Replan é a maior refinaria da Petrobras, com capacidade de processamento de 434 mil barris de petróleo por dia. A produção corresponde a 20% do refino de petróleo no Brasil.

Com informações da CUT

Economia