Ato na UFPR contra os cortes de bolsas da Capes

Nesta quinta-feira (9), a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará um Ato contra os cortes de recursos da Capes. A manifestação será às 11h, nas escadarias do prédio histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba.

LEIA TAMBÉM: Temer põe em risco a pós-graduação e a formação de professores no País

Na semana passada, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) alertou o ministro da Educação do governo golpista, Rossieli Soares da Silva, que os cortes no orçamento previstos para 2019 iriam esgotar os recursos para bolsas de pós-graduação e de iniciação à docência.

O alerta desencadeou uma onda de protestos em defesa das universidades públicas, da pós-graduação e da pesquisa científica. Essas áreas vêm sofrendo duros golpes desde que o ilegítimo Michel Temer chegou ao poder pelo golpe de 2016.

A Capes é uma fundação ligada ao MEC. Entre suas atribuições estão os investimentos na formação pesquisadores no país e exterior, promoção da cooperação científica internacional e fomento da formação de professores para a educação básica.

A UFPR está na vanguarda da mobilização nacional em defesa do financiamento adequado à pesquisa e à formação acadêmica.

Economia