A casa do TSE vai cair, se cassar Lula do horário eleitoral sem julgamento

O mundo inteiro está antenado no que ocorrerá nas próximas horas no TSE, que julgará a candidatura de Lula na sessão extraordinária desta sexta (31).

A ONU e a OEA não desgrudam os olhos do Brasil, sobretudo do judiciário, haja vista que o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas já concedeu liminar favorável à candidatura de Lula e a segunda entidade supranacional também está prestes a fazer o mesmo.

Com outras palavras, a defesa do ex-presidente prevê que a casa do TSE vai cair, se o petista for cassado do horário eleitoral — que começa no sábado (1º) — sem o devido julgamento da candidatura.

O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, da defesa de Lula, disse à Folha que “seria a primeira vez na história do TSE [a cassação]. O tribunal nunca cogitou uma liminar que restringisse direito de candidato antes do julgamento”.

Até mesmo a mídia que torce pelo tucano Geraldo Alckmin, a exemplo de Josias de Souza, acha que o TSE daria um tiro no próprio pé. “Mas retirar o pseudo-candidato do ar antes de aplicar contra ele a Lei da Ficha Limpa seria um erro —coisa muito próxima da burrice”, registrou.