Para Ciro, judiciário não deixará Lula ser candidato; jurista discorda de pedetista

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) tem repetido por suas andanças pelo país que o judiciário não deixará Luiz Inácio Lula da Silva ser candidato pelo PT.

Durante entrevista a uma rádio do Maranhão, há 9 dias, Ciro disse que o judiciário barrará o petista com a Lei da Ficha Limpa.

“Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político”, afirmou o candidato do PDT.

Entretanto, a fala de Ciro Gomes é contestada por diversos juristas especializados em Direito Eleitoral. O professor Luiz Fernando Casagrande Pereira, do Paraná, por exemplo, em pareceres, garante que Lula poderá disputar, fazer campanha, ser eleito e diplomado, bem como assumir a Presidência da República.

No próximo dia 4 de agosto, o ex-presidente será homologado na convenção nacional do PT e no dia 15 de agosto Lula terá a candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).