Ministra do STJ indefere 143 habeas corpus pedindo liberdade para Lula

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), pela lavra da ministra Laurita Vaz, relativizou hoje (11) o instituto do habeas corpus ao negar de uma só vez 143 pedidos de liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tal velocidade incrível de análise das ações protocoladas desde domingo (8) só fazem inveja ao desembargador do TRF4, Leandro Paulsen, que leu 250 mil páginas em apenas um dia no processo que condenou o petista.

Nem na ditadura militar o habeas corpus foi tão desprezado como agora, neste embate político-partidário-ideológico do qual parte do judiciário tomou parte.

“O Poder Judiciário não pode ser utilizado como balcão de reivindicações ou manifestações de natureza política ou ideológico-partidárias. Não é essa sua missão constitucional”, manifestou-se Laurita Vaz.

A ministra ainda reclamou que as 143 petições entregues em papel, no protocolo do STJ, sobrecarregaram os servidores da corte.

A enxurrada de pedidos de habeas corpus em favor de Lula ocorreu depois que o desembargador do TRF4 Rogério Favreto, no domingo, determinou a liberdade imediata do ex-presidente. Entretanto, membros da corte de segunda instância e o juiz Sérgio Moro se recusaram a cumprir a decisão.

Economia