Chico Buarque e Gilberto Gil confirmam participação no Festival Lula Livre

Publicado em 24 julho, 2018

A organização do Festival Latino-Americano Lula Livre confirmou a participação de Chico Buarque e Gilberto Gil no próximo sábado (28). O evento organizado por um coletivo de artistas e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo – parte de uma série de atividades que culminarão com o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de agosto.

E está programado para começar às 14h no Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa e no palco da Fundição Progresso, ambos no bairro boêmio da região central da cidade. E deve se estender até o final da noite, com dezenas de artistas. O festival reunirá artistas e intelectuais latino-americanos em ato cultural e político em defesa da democracia e contra a prisão política de Lula.

O planejamento surgiu a partir de um manifesto encabeçado por Chico, Martinho da Vila, Ziraldo, Leonardo Boff e mais de 800 signatários. Terá oficinas, DJs, apresentações teatrais e um grande ato-show com a presença de artistas de renome da música brasileira – entre eles Beth Carvalho, Chico César, Odair José e Nelson Sargento – e convidados internacionais.

O manifesto afirma que “todo o julgamento do presidente Lula foi um erro jurídico sem limites”. Para os signatários, é inadmissível que Lula, líder em todas as pesquisas, não participe das eleições. “Inadmissível é mantê-lo preso num flagrante desrespeito às regras mais elementares da Justiça.”

De acordo com a organização, o festival será dividido em duas partes. A parte lúdica, que começa às 14h, na praça diante dos Arcos e do Circo Voador, será aberta pela trombonista Ju Storino e o Palhaço Zé Catimba, que fará o anúncio da abertura. Está previsto um cortejo, reunindo artistas, poetas, músicos, circenses. Em seguida, cada participante se destinará aos espaços reservados para atividades – música, teatro, poesia, oficinas.