Cármen Lúcia pode convocar Exército para proteger o STF

A presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, poderá requisitar proteção do Exército durante manifestações em apoio a Luiz Inácio Lula da Silva. O PT espera reunir 50 mil pessoas no próximo dia 15 de agosto, em Brasília, durante o registro da candidatura do ex-presidente no TSE.

Entretanto, Cármen Lúcia deverá recorrer a Michel Temer. Somente o presidente da República pode, perante a Constituição, convocar as Forças Armadas.

Carminha, como a Globo a chama, teme que o STF seja alvo de invasão durante protestos pela libertação de Lula. O petista é mantido preso político há 115 dias na Polícia Federal de Curitiba.

O PT já se conformou que dentro da institucionalidade Lula não será libertado. Os próprios ministros do STF fizeram chegar ao ex-presidente que ele só será solto depois das eleições de outubro, qual seja, no início de 2019.

Em recente artigo, Lula acusou PF, Ministério Público e Poder Judiciário de fazerem conluio para facilitar o entreguismo do governo Michel Temer. O petista se referiu às privatizações e vendas de ativos das estatais brasileiras a preço vil.