Vigília cobra de Greca políticas públicas para população em situação de rua nesta terça

Movimentos sociais, a pastoral do povo de rua, conselhos profissionais e entidades de atendimento à população em situação de rua realizarão uma Vigília nesta terça-feira (26), na Pça. Rui Barbosa, região central, para cobrar da Prefeitura de Curitiba políticas públicas e o fim de medidas higienistas e de repressão. De acordo com informação do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), nos últimos 40 dias, quatro pessoas em situação de rua morreram na cidade.

Além das mortes, a Vigília busca chamar a atenção da sociedade e do poder público para a precariedade e provisoriedade dos equipamentos e das políticas públicas da assistência social de responsabilidade do município.

Regras abusivas, carência de produtos e alimentos, restrição de privacidade e de pessoas que demandam o serviço ou atendimento, falta de programas para a superação da situação de rua entre outras precariedades que têm se perpetuado e, ultimamente, se agravado. O pronunciamento da atual gestão municipal, de que sobram vagas em seus equipamentos sociais, parece encobrir a falta de estrutura e efetividade dos mesmos, além de desinformar a população a respeito de suas reais condições de atender a demanda, registra o site Conselho Regional de Serviço Social.

Organizam o ato o Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua – INRua, Instituto Lixo e Cidadania – ILIX, Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – MNCR, Arquidiocese de Curitiba – Pastoral do Povo de Rua, Casa de Acolhida São José, Projeto Mãos Invisíveis, Conselho Regional de Serviço Social do Paraná – CRESS/PR, Conselho Regional de Psicologia do Paraná – CRP/08

Serviço

Economia

Local: Praça Rui Barbosa
Horário: A partir das 18 horas

*Com informações do Cress/PR