Uma carta aberta ao ex-presidente Lula

Publicado em 5 junho, 2018
Compartilhe agora!

Em carta aberta ao ex-presidente Lula, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães faz “um brado” em defesa do petista e afirma que “um juiz de primeira instância e três desembargadores cassaram os direitos políticos do Povo brasileiro ao condenar Lula sem provas”. Leia a seguir a íntegra da carta.

Senhor Presidente e Querido Amigo,

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula livre !

É o brado do povo oprimido que exige democracia, desenvolvimento, justiça, soberania.

Operários, camponeses, excluídos, religiosos, políticos, estudantes, intelectuais, empresários lutam há séculos pelos direitos do Povo brasileiro.

Muitos morreram e vivem em nós.

Um juiz de primeira instância e três desembargadores cassaram os direitos políticos do Povo brasileiro, ao condenar, sem provas, seu líder e o tornaram um preso político: Lula.

Destroem o Estado de Direito e o próprio Poder Judiciário com suas práticas ilegais e contribuem para destruir o Estado, a sociedade brasileira e a economia nacional.

O Povo brasileiro está diante de dois projetos para o Brasil.

O projeto do “Mercado”, dos muitos ricos, da grande mídia, das classes hegemônicas, que dá todos os privilégios às empresas; que promove a privatização e a desnacionalização; que reduz o Estado ao mínimo; que impõe o equilíbrio fiscal rígido; que alinha o Brasil com os Estados Unidos.

Este projeto está em plena execução por um governo ilegítimo, não eleito.

É um projeto de Brasil para 30 milhões de brasileiros e que exclui 180 milhões.

O segundo projeto é o projeto das forças progressistas cujo objetivo é a redução das disparidades; a eliminação das vulnerabilidades; a eficiente utilização do trabalho, do capital, dos recursos naturais; a afirmação de soberania do Brasil.

Foi a execução cuidadosa e firme deste projeto que fez com que o povo brasileiro lhe desse 87% de aprovação ao final de seu segundo mandato, aprovação sem precedentes na História do Mundo.

É um projeto de Brasil para 210 milhões, que a ninguém exclui e a todos inclui.

Presidente Lula! Estamos firmes e solidários a seu lado, todos os dias todas as horas, confiantes em sua orientação política e em sua integridade!

Somente Lula, com sua origem no Povo brasileiro, retirante, pobre, operário, líder pela vontade e impulso dos seus companheiros, representa toda a gama da sociedade brasileira.

Somente Lula, com sua autêntica vivência e luta partidária, conhecimento do Brasil e de seus desafios, capacidade de diálogo e articulação, pode nos salvar deste abismo em que nos jogaram.

Muitos são os seus companheiros de jornada e de uma luta sem fim.

Celso Amorim, com sua experiência de estadista e de negociador, sua honestidade e inteligência, sua capacidade de trabalho, sua lealdade, terá a melhor contribuição a dar à sua luta, que é a do Povo brasileiro!

Lula Livre!

Samuel Pinheiro Guimarães é embaixador e ex-Secretário-Geral do Itamaraty

Compartilhe agora!