Requião Filho: O Paraná era melhor, irmão, no governo do MDB

O deputado Requião Filho (MDB) afirma que na época do MDB no governo o Paraná era melhor. Ele compara com o período de Beto Richa (PSDB): “Um Estado vivendo de esmolas de um governo dissimulado, que endividou o Paraná para as próximas gerações”, escreve.

Esmola x Municipalismo

Por Requião Filho*

“Não fez nada mais do que a obrigação!” Esta frase é muito comum de ser ouvida nos dias de hoje ou ler escrita nas redes sociais. Sinal de que a população finalmente tem acordado para as diferenças que existem entre governantes preocupados com o bem público, que fazem o dever de casa e até mais além, daqueles que só fazem atrativos por vaidade, para ganhar aplausos e elogios.

Porém, há uma grande confusão instalada na cabeça de muita gente que não consegue diferenciar o que é esmola do que é direito da população. Já não se sabe onde começa e termina a responsabilidade dos nossos representantes públicos, sendo que temos garantias constitucionais que preservam uma vida digna a todos os cidadãos. Muito embora apenas programas sérios de governo, verdadeiramente voltados aos paranaenses, podem fazer realmente a diferença.

No nosso governo, nos tempos do Governo do PMDB, fazíamos municipalismo. Tínhamos como meta melhorar a qualidade de vida e alcançar programas de efetiva garantia de direitos fundamentais a todos os cidadãos.

Economia

Citando apenas alguns exemplos, quem não se lembra da Biblioteca Cidadã, ou das quadras cobertas nas escolas, das Clínicas da Mulher e da Criança, do Trator solidário, da Irrigação Noturna que ajudava o homem do campo, do Projeto Povo, da Patrulha Escolar Comunitária, das Estradas da Liberdade, dos programas Projovem Urbano e do Campo, dos investimentos nas Instituições Estaduais de Ensino Superior, nos Colégios Agrícolas, no Projeto Fera, nos Jogos Colegiais do Paraná, no programa Luz Fraterna e Luz para todos, Tarifa Social, Ônibus Escolar, Paraná Digital, Casa da Família, Regionalização da Saúde, Parques Urbanos, Fábrica do Agricultor, Fundo de Aval, Irrigação Noturna, Leite Paraná, Regularização Fundiária Rural, Saneamento Rural etc.

Bem diferente do que temos hoje e do que a população do Paraná tem recebido nos últimos anos. Um Estado vivendo de esmolas de um governo dissimulado, que endividou o Paraná para as próximas gerações. Dar ambulâncias, viaturas, maquinários e não dar estrutura, não é respeitar o cidadão! Fez apenas o mínimo, quando o paranaense dedicava sua vida ao máximo, pagando altíssimos impostos e não tendo o mesmo retorno esperando no seu município, na sua comunidade.

Eis a grande diferença entre programas sérios, programas reais de governo e programas de faz-de-conta. Fazer propaganda é fácil, difícil mesmo é fazer a vida do paranaense melhor.

*Requião Filho é deputado estadual pelo MDB do Paraná.