PCC pode atacar no Paraná, alerta policial federal

A policial federal Bibiana Orsi, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná, alerta às autoridades que o PCC (Primeiro Comando da Capital) poderá lançar ondas de ataques no estado a exemplo do que ocorreu em Minas Gerais.

Segundo a agente federal que, até a semana passada atuava em Foz do Iguaçu, o Paraná é “um dos estados com maior presença da facção paulista, fora do estado de São Paulo”.

“Estamos em uma posição geográfica estratégica para o crime. Estamos próximos de São Paulo, muito próximo do transporte de armas e drogas para o Rio de Janeiro e ao lado do Paraguai, onde a maior parte de armas, drogas e munições entram no País. Essa região de fronteira também é onde se faz a maior lavagem de dinheiro do crime”, destaca.

De acordo com Bibiana, os servidores do sistema penitenciário do estado do Paraná trabalham acuados. “O sistema não consegue segregá-los, eles continuam controlando o crime mesmo dentro dos presídios. Nossos órgãos de inteligência trabalham enviando avisos para que possamos nos preparar para possíveis ataques. Os primeiros alvos, normalmente, são os policiais”.

Ela acrescenta que os ataques geram grande impacto social e temor na população, o que interessa às facções. “Essa é uma guerra de poder e o maior poder de organização tem sido dos criminosos. Os órgãos públicos trabalham de forma reativa”.

Uma onda de 24 ataques a ônibus atingiu 17 cidades em Minas Gerais desde domingo (3), segundo a Polícia Militar daquele estado. Em menos de 24 horas, também houve ações contra uma delegacia, duas agências bancárias e um caixa eletrônico. O ataque mais recente ocorreu na tarde desta segunda (4), em Uberaba, onde ônibus foram retirados de circulação. Uma das hipóteses da investigação é ação de facções criminosas.

Economia