ONU investiga violações contra os direitos de Lula; assista

A ONU (Organização das Nações Unidas) investiga violações contra os direitos de Lula, entre eles o assegurado pelo Pacto de Direitos Políticos e Civis da entidade de que todo cidadão tem direito de votar e ser eleito. O artigo 25 b do Pacto, do qual o Brasil é signatário, garante ainda a manifestação da vontade dos eleitores nos processos eleitorais.

LEIA TAMBÉM
O parecer do jurista que garante o registro da candidatura de Lula

No último dia 22 de maio, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins comemoraram a confirmação, pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, da formalização das investigações acerca de violações contra garantias fundamentais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa do ex-presidente Lula protocolou na ONU a denúncia das violações em julho de 2016. “Trata-se do primeiro comunicado individual feito por um brasileiro àquele órgão internacional”, destacam os advogados.

Nesta segunda-feira (4), faz 58 dias que Lula é mantido preso político na Polícia Federal de Curitiba. Condenado sem provas, o objetivo é tirar o petista da disputa eleitoral deste ano. Ele lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

O PT reafirma que registrará a candidatura de Lula no próximo dia 15 de agosto, prazo fatal no TSE.

Economia

Assista ao vídeo: