Lev Yashin, ‘Homem Aranha’, o maior jogador de futebol da história da Rússia

A Copa do Mundo despertou a curiosidade de milhões de pessoas sobre a história do futebol na Rússia de Vladimir Putin. O blog vai publicar durante a realização da Copa pequenas ‘pílulas’ , breves postagens sobre fatos e personagens do futebol na era soviética até o período atual. Vamos começar neste domingo com o legendário ‘Homem Aranha’, o goleiro Lev Yashin.

Lev Yashin (1929-1990), filho de serralheiro, foi o jogador mais importante da história do futebol na era soviética. Goleiro conhecido mundialmente pelas acrobáticas e incríveis defesas, jogou por vinte anos pelo Dínamo Moscou (1950-1970), único clube da sua carreira.

Em 1963, ganhou a Bola de Ouro – o mais prestigiado troféu individual do futebol – e desde então continua sendo o único goleiro a ter recebido o prêmio. Especialistas da Fifa e IFFHS (do inglês, Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) classificaram Yashin como o melhor goleiro do século 20. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, “o Rei do Futebol”, é um dos admiradores de Yashin, a quem considerava o melhor atleta de futebol do mundo.

Extremamente querido pelo povo soviético, Yashin foi um autêntico ícone da classe trabalhadora e recebeu vários prêmios e homenagens de governos da então União Soviética.