Gleisi denuncia “estelionato” em pesquisa telefônica “fake” sem Lula

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, denunciou “estelionato” nesta terça (5) em pesquisa “fake” (falsa), realizada por telefone, sem o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Circula pesquisa feita por telefone sem intenção de votos pra presidente. Tiraram Lula da pesquisa. Logo ela não expressa a realidade eleitoral do país. É um estelionato. Só cabeça autoritária se dá ao direito de limitar escolha do eleitor. Depois reclama dos que querem os militares”, disparou a dirigente petista.

Gleisi se referiu a uma pesquisa divulgada hoje pelo site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues, que põe o deputado Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial. Em segundo lugar, de acordo com a sondagem, estaria o ex-governador Ciro Gomes (PDT).

No levantamento telefônico, Bolsonaro tem 25% das intenções de voto; Ciro soma 12%; Fernando Haddad, do PT, tem 8%; Geraldo Alckmin, do PSDB, aparece com 7%; Alvaro Dias, do Podemos, e Marina Silva, da Rede, empatados com 6%.

Em outro cenário mais amplo, Henrique Meirelles, do MDB, e Rodrigo Maia, do DEM, têm apenas 1% cada.

A DataPoder360 afirma que entrevistou 10.500 pessoas entre os dias 25 a 31 de maio de 2018, em 349 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro deste estudo é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. O registro desta pesquisa no TSE é BR-09186/2018.

Economia