A Lupa que só enxerga o que interessa aos patrões

Quando o Facebook anunciou em maio a contratação da Agência Lupa para checar fake news, o Blog do Esmael não titubeou ao registrar que uma empresa de fake news fora contratada para checar fake news neste ano eleitoral no Brasil.

LEIA TAMBÉM
Facebook faz parceria ‘fake news’ para checar fake news nas eleições

“A Agência Lupa e afins existem para enxergar apenas o que interessa aos parceiros políticos e econômicos, portanto”, anotou este site.

Pois bem, essas agências “fact checking” — dentre as quais a Lupa — reprovaram no primeiro teste ao condenar a mídia alternativa com o intuito de proteger a narrativa de grandes grupos de comunicação no caso do rosário abençoado do papa Francisco ao ex-presidente Lula.

A Agência Lupa havia classificado como “fake news” o rosário abençoado do papa para Lula, mas o próprio Vaticano esclareceu que Juan Grabois de fato era emissário do pontífice:

“Depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses, Grabois (emissário do papa) definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula, a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado.”

Economia

Meio envergonhada, a Agência Lupa se contorceu:

“Por conta dessa alteração, suspendemos também todas as classificações que haviam sido feitas pela Lupa, relativas a esse assunto, no projeto de verificação de notícias do Facebook. Também repassamos à plataforma todas as dúvidas e questionamentos técnicos que recebemos nas últimas horas.”

Como não era de esperar outra coisa, a Lupa e congêneres só enxergam aquilo que interessa a quem paga a conta.

Ou é tudo de graça?