Trabalhadores de empresas públicas denunciam desmonte promovido pelo governo golpista

Seminário em defesa das empresas públicas brasileiras, realizado nesta terça (8) no Congresso Nacional, em Brasília, denunciou os ataques que vêm sendo promovidos nas estatais pelo governo e a urgente necessidade de mobilização da sociedade, principal prejudicada, para resistir a todo esse processo de desmonte do Estado.

Organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne entidades dos movimentos social e sindical, como centrais e sindicatos, o seminário contou com representantes da CUT, Intersindical, CTB, Fenae, Contraf, FUP, Apcefs e Comitê. Entre as empresas, Embrapa, Caixa, BB, BNDES, Petrobras, Eletrobras e EBC. E, entre os parlamentares presentes, participaram dos debates os deputados Zé Carlos (PT-MA), Pedro Uczai (PT-SC), Erika kokay (PT-DF), Bohn Gass (PT-RS) e Celso Pansera (PT-RJ).

Além da denúncia dos ataques e destaque à mobilização, o encontro também avaliou, de forma consensual, que é fundamental defender a realização de eleições democráticas, com apoio a candidatos comprometidos com o desenvolvimento do País, a democracia e o patrimônio público. Para tanto, foi lida e aprovada uma carta compromisso que será entregue aos candidatos ao pleito de outubro. Os que assinarem o documento terão seus nomes divulgados pelo comitê. O conteúdo da carta e demais estudos apresentados no evento também poderão ser acessados em breve na rede social do comitê.

“A ideia é reforçar a luta das entidades para que o golpe não se aprofunde ainda mais. A Caixa já está na boca do furacão, mas estamos à disposição para enfrentar a retirada de direitos”, exemplificou o presidente da Fenae, Jair Ferreira. Além do seminário e da realização do ato, com a leitura da carta-compromisso, o evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Se é público, é para todos”, que integra campanha do mesmo nome lançada há cerca de dois anos pelo comitê. Participaram os autores Rita Serrano e João Moraes, da Federação Única dos Petroleiros.

Para saber mais sobre a publicação e demais ações em prol das empresas, serviços e bens públicos, acesse a rede social do comitê: www.comiteempresaspublicas.com.br

Economia

Deixe um comentário