Miriam Leitão, da Globo, também errou previsão sobre a Argentina

As redes sociais não perdoam a jornalista Miriam Leitão, da Globo, que há sete meses enaltecia a “recuperação” da economia da Argentina. “Assim como o Brasil, a Argentina vive um período de transição na economia”, escreveu em 25 de outubro de 2017. Esta semana, o país vizinho anunciou que pedirá ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para não quebrar.

“A economia da Argentina está em recuperação e pode crescer 3% este ano e 4% no ano que vem. Isso explica em parte a vitória do presidente Mauricio Macri nas eleições do último final de semana. O ajuste promovido pelo governo já traz resultados concretos que começam a ser percebidos pela população. A recuperação do Brasil também tem ajudado, pelas fortes relações comerciais entre os dois países”, registrou Leitão.

O diabo é que a Argentina elevou a taxa de juros a 40% — a maior do mundo — e está prestes a dar calote geral. E quanto ao Brasil, o governo Michel Temer tem elevado o desemprego e o crescimento do emprego sem carteira (informal), portanto precarizado, após a reforma trabalhista; a produção industrial experimentou mais uma queda no mês de março e o dólar disparou.

“Assim como o Brasil, a Argentina vive um período de transição na economia”, comemorou Miriam Leitão.

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, fez questão de marcar posição sobre a crise argentina: “Queridinho da direita brasileira, exemplo dos golpistas que tiraram Dilma e prenderam Lula, Macri mostra a que veio: ressuscitar a velha política de arrocho ao povo em acordo com o sistema financeiro. É o mesmo caminho que segue o Brasil. Tristeza imensa!”

Resumo da ópera: Miriam Leitão não acerta uma previsão econômica.

Economia