Marcha nacional e paralisação dos professores contra o desmonte de Macri na Argentina

Milhares de professores argentinos e de outras categorias de trabalhadores promovem nesta quarta-feira (23) uma Marcha Federal em Defesa da Educação. O  protesto tomou as  principais avenidas de Buenos Aires. Os professores protestam contra a lei da paridade etária e mudanças no financiamento educativo. Além disso, denunciam o desmonte na Educação provocado pela política neoliberal do governo de Mauricio Macri.

Os professores reivindicam a abertura da discussão que estabelece um piso salarial único para todas as regiões da Argentina e o investimento mínimo de 16% em financiamento no ensino. De acordo com eles, não há avanços nos dois temas.Durante o protesto, os manifestantes cobram do presidente da Argentina, Mauricio Macri, o debate dos regimes especiais de aposentadoria para os professores.

Em algumas ocasiões, Macri disse que havia um “regime de privilégio”, insinuando que pretende acabar com os sistemas, desagradando a categoria.Ontem (22) à noite durante a organização da manifestação houve embates em algumas ruas de Buenos Aires entre manifestantes e forças policiais. Há informações que 16 trabalhadores foram detidos e liberados em seguida. Os líderes do movimento afirmam que  a Marcha Federal seguirá em Buenos Aires até quinta-feira (24).

*Com informações de Agências da Argentina. Foto de Ctera-Página 12