Maioria quer limitar em 8 anos mandato para ministros do STF, diz pesquisa

Levantamento da Paraná Pesquisas atesta que a maioria dos brasileiros quer limitar em apenas 8 anos o mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, os magistrados têm a “vitaliciedade” no cargo até a aposentadoria aos 75 anos (PEC da Bengala).

LEIA TAMBÉM
“Os privilégios estão no judiciário”, afirma Gilmar Mendes

De acordo com a Paraná Pesquisas, 64,3% dos entrevistados concordam com a limitação do mandato para ministros do STF; 25,7% discordam; 6,3% não concordam nem discordam; e 3,6% não opinaram.

Sobre o tempo do mandato dos ministros do STF, 81% acreditam que o melhor é limitá-lo em 8 anos; enquanto 7,8% acham que o mandato dos membros da corte suprema deve ter 10 anos de mandato; 1,9% apontam necessidade de 12 e 15 anos; 3,1% opinaram por 20 anos; e 4,3% dos entrevistados não opinaram.

LEIA TAMBÉM
Só Marx explica os privilégios no judiciário brasileiro

Em 2012, o senador Roberto Requião (MDB-PR) apresentou projeto fixando em 12 anos o mandato para os ministros do Supremo Tribunal Federal e limitando o número de indicações para a Corte feitas por um só presidente da República. (Antes da PEC da Bengala).

Economia

A Paraná Pesquisas entrevistou 2.002 eleitores brasileiros entre os dias 27 de abril e 2 de maio, cuja margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR- 02853/2018.

Deixe um comentário