Governo golpista apela para repressão aberta e a criminalização dos caminhoneiros

A paralisação dos caminhoneiros e de outras categorias do setor de transporte atravessa o seu momento de maior tensão. Nesta noite de sexta-feira(25), o governo iniciou uma ampla ofensiva para esmagar a paralisação dos caminhoneiros. No momento, forças de segurança terrestres, principalmente o Exercito, se encontram em diversas estradas federais e refinarias para conter e intimidar o movimento. Em São Paulo, até helicópteros da Força Aérea foram mobilizados para monitorar as estradas, indicando os pontos de concentração de caminhoneiros. Além disso, as grandes cadeias de comunicação iniciaram uma verdadeira campanha de descrédito e criminalização do movimento.

A aplicação da GLO – Garantia da Lei e da Ordem – é a revelação da face autoritária do governo golpista, violador dos direitos constitucionais da população.  O amplo, diverso e combativo movimento de paralisação dos caminhoneiros se realizou nesta semana sem maiores incidentes. Ao recrudescer a repressão, o governo de Temer e PSDB, mais uma vez, revela o seu caráter anti-popular, anti-democrático e anti-nacional.

Neste sentido, as centrais sindicais, as frentes de lutas sociais, precisam reforçar o apoio político e a solidariedade à luta dos caminhoneiros, apresentando uma pauta de defesa das justas reivindicações da categoria e a luta contra a privatização da Petrobras.

A nota divulgada pelas Frentes ‘Brasil Popular’ e ‘Povo Sem Medo’ nesta sexta-feira apontam para construção de uma unidade na luta concreta, um ponto de partida para criar as condições no sentido de impedir o desmonte do país pela camarilha de Temer e do tucanato.