Frente Brasil Popular divulga nota de apoio à paralisação dos caminhoneiros

A Frente Brasil Popular divulgou nesta terça (23) nota de apoio à paralisação nacional dos caminhoneiros. O movimento continua e ganha a adesão de outras categorias. A nota da Frente Brasil Popular denuncia a política de privatização da estatal promovida pelo governo golpista como a responsável pela escalada de aumento nos preços dos combustíveis. Leia a íntegra da nota:

A responsabilidade pela escalada nos preços dos combustíveis está no Governo golpista e na política de desmonte da Petrobrás. A política de refino do governo Michel Temer tirou o foco da Petrobras do abastecimento nacional e tornou o preço dos derivados flutuantes. As mudanças, algumas vezes diárias, passaram a seguir o preço do barril internacional sem qualquer proteção ao consumidor e preocupação com o desenvolvimento brasileiro. Enquanto isso, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, faz pronunciamentos de que é preciso abrir o mercado e que afirma que o monopólio é ruim para o Brasil. Porém, esse monopólio foi quebrado em 1997 e mesmo assim nenhuma empresa privada investiu no refino brasileiro.

Após a mudança da política de preço, que segundo o Pedro Parente, seria benéfica para o Brasil, as importações aumentaram. Só em janeiro e fevereiro elas cresceram 65%, segundo dados do próprio governo. O povo já sentiu o aumento dos preços do gás de cozinha, gasolina e diesel. De julho de 2017 para cá o preço da gasolina e do diesel nas refinarias aumentou 59%. Porém, ao invés da Petrobras aumentar sua produção para reduzir o preço para o povo brasileiro, ou mesmo para aproveitar o preço mais alto e aumentar o caixa da empresa, acontece o efeito contrário de reduzir a produção nacional de 95% para 75% do que somos capazes de produzir, facilitando que empresas estrangeiras concorrentes à Petrobras entrem no mercado nacional.

Neste mês foi anunciada a privatização de quatro refinarias  (Rlam-BA, Refap-RS, Abreu e Lima –PE e Repar –PR). Muda-se a política de preço da Petrobras, reduz a produção nacional já instalada, aumentam-se as importações e anuncia o início da venda das refinarias já construídas pela Petrobras. Essa é a política de abastecimento do governo Michel Temer implementada pelo Pedro Parente para justificar a privatização da Petrobras.

Por uma política de preço de derivados de Petróleo com foco no desenvolvimento nacional Apoiamos a paralisação dos caminhoneiros contra o aumento do diesel.

Economia

23 de Maio de 2018
Frente Brasil Popular