Empresário confessa ter fabricado notícias falsas para eleger Richa e Greca

O Empresário Eduardo Carmona confessou ter trabalhado na propagação de “fake news”, ou “notícias falsas”, em bom português, para ajudar a eleger Beto Richa (PSDB) governador, Rafael Greca (PMN), prefeito de Curitiba, entre outros políticos. A afirmação foi feita a um jornalista da TV Bandeirantes que atuava disfarçado, demonstrando interesse nos serviços de Carmona.

“Já participei de algumas [eleições] majoritárias, onde elegemos o Beto Richa, governador duas vezes; elegemos o atual prefeito Rafael Greca. Então, temos na carteira alguns clientes, alguns deputados estaduais e federais”, disse o empresário que é sócio da Gestor Político de Sistemas e presta serviços para diversos parlamentares.

“Palanque, falar bonito, santinho, todo mundo faz. Mas a desconstrução do adversário é o que traz o voto do indeciso”, afirma.

Carmona detalhou na conversa registrada com uma câmera escondida, como funciona a disseminação de conteúdo falso e os ataques aos concorrentes. Ele usa páginas de Facebook e o WhatsApp. “Eu quero demolir o ‘candidato A’. O que você tem de conteúdo pra desconstrução? Então, eu vou produzir memes, vídeos. Funciona muito bem esses videozinhos com cara de denúncia. A gente põe uma música meio de suspense”. “Ganha a eleição quem tem maior fogo contra o inimigo.”

Vários deputados estaduais e federais do Paraná contratam a empresa de Carmona para prestação de serviços de “comunicação. As assessorias do ex-governador Beto Richa e do prefeito Rafael Greca negaram ter contratado Carmona em suas campanhas.

Com informações da Gazeta do Povo.

Economia