Bolsonaro leva a 1ª tungada no TSE

| Comente agora

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) levou a primeira tungada do TSE, nesta quinta (17), que rejeitou um pedido de censura à pesquisa Datafolha publicada em janeiro pelo jornal Folha de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM
TRE-PR impugna a 1ª pesquisa das eleições 2018

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral a reclamação do deputado e pré-candidato à presidência da República. Bolsonaro acusava o Datafolha de difamá-lo ao entrevistar eleitores “sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política.”

Em janeiro, quando Bolsonaro entrou na Justiça Eleitoral, o ministro Sérgio Banhos permitiu a divulgação da pesquisa na Folha e hoje, por sete votos, o plenário manteve a decisão.

Para o procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, prevaleceu a liberdade de informação. “Descabe à Justiça Eleitoral controlar as perguntas que jornalistas fazem a seus entrevistados e as perguntas que os institutos de pesquisa ligados a empresa jornalísticas fazem a sua majestade o povo em pesquisas eleitorais em fase pré-eleitoral”, asseverou.