Ao vivo: Argentina promove festival por Lula Livre

Milhares de argentinos participam neste sábado (19), na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, do festival de música e arte pela liberdade do ex-presidente Lula que é mantido preso político há 43 dias na Polícia Federal de Curitiba.

A homenagem para Lula também foi estendida à vereadora Marielle Franco, do PSOL, assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março último.

O festival Lula Livre leva ao palco esta noite os veteranos da música popular Juan Falú (cujo irmão foi desaparecido e morto pela ditadura militar) e Liliana Herrero, a rapper Malena D’Alessio (vocalista do grupo Actitud Maria Marta), a banda de rock Los Rusos Hijos de Puta, o projeto Las Taradas, o grupo de cumbia militante Sudor Marika, a cantora vanguardista Juana Molina, entre outras atrações.

O evento é organizado por dezenas de coletivos culturais, movimentos sociais, partidos políticos e organizações da sociedade civil argentina. Artistas e intelectuais têm ajudado na convocação do festival através de vídeos, tais como Caetano Veloso, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, a líder indígena Sônia Guajajara, o secretário-geral da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), o escritor Eric Nepomuceno e muitos outros. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também gravou um vídeo de convocatória para o evento.

Assista ao vivo, direto de Buenos Aires:

Economia