URGENTE: Requião representará contra juíza que barrou visita de senadores a Lula

O senador Roberto Requião (MDB-PR) informou ao Blog do Esmael, nesta terça (17), que fará uma representação contra a juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela custódia de Lula, por barrar visita de senadores ao ex-presidente da República.

Segundo Requião, a juíza não tem competência para impedir que senadores visitem Lula porque, segundo o Regimento Interno do Senado, todos os senadores são integrantes das comissões permanentes da Casa. “A única diferença é que os titulares têm direito a voto”, disse.

Hoje à tarde, a magistrada da 12ª Vara Federal barrou da lista da Comissão de Direitos Humanos do Senado os seguintes parlamentares: Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Lídice da Mata (PSB-BA) e Roberto Requião (MDB-PR).

Onze senadores visitaram nesta tarde o ex-presidente na carceragem da Polícia Federal de Curitiba. Eles foram fazer diligências das condições do preso político.

Entretanto, Requião sequer estava em Curitiba.

“Uma excelência vetou suposta visita minha a detenção da PF. Excelência todos os senadores podem compor e participar das comissões. No meu caso me encontrava em Porto Alegre, a caminho do Equador. Portanto poupe-se o ridículo. Modus in rebus (moderação na coisa), recomendou o senador emedebista.

Economia

Requião solicitou uma nota técnica do Senado sobre a proibição, mas antecipou que fará uma representação contra a juíza.