Sindicalistas dos EUA farão protesto pela liberdade de Lula

A American Federation of Labor – Congress os Industrial Organizations (AFL-CIO), maior congregação de sindicatos dos Estados Unidos, realizará na próxima segunda-feira (23) uma manifestação pela liberdade de Lula. O protesto será em frente à embaixada brasileira em Washington.

Segundo a convocação, Lula é um preso político. “Desde pelo menos 2014, Lula tem sido objeto de táticas agressivas e investigações ilegais por parte de um juiz federal. Apesar da Constituição brasileira garantir que todos devem ser mantidos livres até a última apelação nas cortes superiores, o mesmo juiz que liderou as investigações e presidiu o julgamento, ordenou a prisão e detenção de Lula”, afirma o texto da organização sindical.

Veja a baixo o texto original da convocação:

“A perseguição, a condenação e a detenção de Lula são mais do que uma violação de seus direitos humanos. Eles são uma manobra política desonesta para impedi-lo de concorrer à presidência nas eleições de outubro de 2018. Ele tem liderado todas as pesquisas sobre as próximas eleições e não podemos permitir que ele seja barrado e o Brasil sofra outra negação da democracia”.

Segundo a convocação, “dada a inocência e a falta de provas, Lula se entregou às autoridades de Curitiba. No Brasil e no mundo, sindicalistas de direitos humanos e democracia estão mobilizando apoio para Lula e democracia no Brasil”.

Economia

Com informações do Partido dos Trabalhadores.