Não se colhe morangos plantando cebolas

O deputado Enio Verri (PT-PR) recorre a ditado popular segundo qual “não se colhe morangos plantando cebolas” para comparar os 13 anos de governo do PT com a época de FHC. “Durante os governos do tucano Fernando Henrique Cardoso morria-se diariamente 300 pessoas de fome. O PT fez o contrário, tirou não apenas 40 milhões de pessoas da fome, mas o Brasil do Mapa da Fome, entre 2003 e 2012.”

Não se colhe morangos plantando cebolas

Enio Verri*

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi flagrado em ato falho que revela o caráter fascista da direita brasileira. Segundo ele, o atentado a tiros contra as vidas que participavam da Caravana Lula pelo Brasil, no Paraná, é o resultado do que o Partido dos Trabalhadores plantou. Alckmin referendou um atentado à bala, legitimando-o como um revide contra sabe-se lá o que o PT tenha feito. O governador culpou o partido pelos quatro tiros que este recebeu.

Ele não é um simples mortal. Governa o estado mais poderoso do Brasil e declarou seu fascismo para um jornal de circulação nacional. Assim como ele, uma senadora e diversos deputados federais ocuparam a tribuna pública para plantar mais ódio no seio da sociedade. Alckmin e todos esses parlamentares são do campo ideológico da direita. Por incrível de possa parecer, pessoas eleitas para vencer a narrativa por meio do debate das ideias pregam a agressão ao adversário, diante da falta de argumento. Durante os 13 anos dos governos do PT, tanto o discurso quanto os gestos foram de paz e tolerância.

A direita esteve à frente deste País por mais de 500 anos. 13 anos pregando o ódio contra as políticas inclusivas implementadas pelo PT.

Economia

Quando a caravana rodou o Nordeste e o Sudeste, o que se viu foi milhões de braços abertos a acolherem o ex-presidente. A região Sul foi a única onde o fascismo teve a ousadia de sair do armário e mostrar suas garras.

Diz o ditado, “não se colhe morangos plantando cebolas”. Durante os governos do tucano Fernando Henrique Cardoso morria-se diariamente 300 pessoas de fome. O PT fez o contrário, tirou não apenas 40 milhões de pessoas da fome, mas o Brasil do Mapa da Fome, entre 2003 e 2012. Esse é um dos motivos pelos quais Lula tem essa imensa receptividade e o partido a preferência de 20% da população. Enquanto o discurso de ódio é inoculado por autoridades públicas e por parte da imprensa, o PT segue colhendo o resultado das políticas que abriram acesso para mais de 85% da população.

Lula e o PT estão andando pelo Brasil para, sim, colherem o que plantaram, em 13 anos. Foi o período da história brasileira quando mais se criou condições para os órgãos de fiscalização e controle atuarem. Sob qualquer aspecto que se analise, os governos do PT foram os que mais incluíram brasileiros no orçamento o Estado.

*Enio Verri é deputado federal pelo PT do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *