Por Esmael Morais

Cresce apoio pela indicação de Lula para o Prêmio Nobel da Paz

Publicado em 09/04/2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo preso injustamente, poderá ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Em apenas cinco horas, o petista obteve o apoio de 100 mil pessoas num abaixo-assinado na internet organizado pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel — Nobel da Paz em 1980.

A petição online foi endereçada à presidenta do Comitê Nobel da Noruega, Berit Reiss-Andersen, e pretende alcançar 150 mil apoiadores nas próximas horas.

“Por meio desta carta, gostaria de apresentar a esta Comissão a candidatura ao Prêmio Nobel da Paz de Luiz Inácio “Lula” da Silva, ex-Presidente da República Federativa do Brasil entre 2003 e 2010, que através de seu compromisso social, sindicato e político, desenvolveu políticas públicas para superar a fome e a pobreza em seu país, uma das desigualdades mais estruturais do mundo”, defende Esquivel.

Lula está preso deste sábado (7) na carceragem da Polícia Federal de Curitiba. Ele é considerado um preso político pelas principais lideranças mundiais que, nesta quarta (7), prometem um ato internacional na capital paranaense pela sua liberdade.