Chapa Joaquim Barbosa-Marina: jogo começando pra valer

O jornalista Ricardo Cappelli informa que nas próximas semanas Joaquim Barbosa deverá ser confirmado pelo PSB na disputa presidencial. “Nos grupos internos da Rede é muito forte a defesa de uma chapa Joaquim-Marina Silva”, escreve. “Se confirmado o movimento, estaremos diante da primeira grande mexida de pedras no jogo real.”

Chapa Joaquim Barbosa-Marina: jogo começando pra valer

Por Ricardo Cappelli*

Treino é treino, jogo é jogo. Com o período de troca partidária encerrando na próxima sexta feira, o jogo real vai se delineando. Até agora os especialistas têm definido que estamos na fase de treinos. Muita especulação, muita experimentação, fumaça pra todo lado, mas nada real. A partir de agora iniciaremos nova fase.

Em entrevista ao apresentador Datena na Bandnews, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, confirmou o que já vinha sendo ventilado. O PSB aguarda apenas o sim de Joaquim Barbosa para anunciar sua candidatura ao Planalto. Segundo o presidente nacional do PSB, deve acontecer nas próximas semanas.

Nos grupos internos da Rede é muito forte a defesa de uma chapa Joaquim-Marina. A Rede, com apenas dois deputados e sem nenhuma estrutura nacional, está inviabilizada, não tem como sustentar uma candidatura presidencial. A união ao PSB significaria a construção de uma chapa forte e o renascimento da Rede. Faz todo sentido.

Economia

Joaquim é o menino negro e pobre que venceu na vida. Estudou, passou no concurso para o Ministério Público e chegou ao Supremo Tribunal Federal pelas mãos de Frei Beto. Foi contra o impeachment de Dilma. É a imagem do menino pobre que venceu pelo seu esforço, pela meritocracia. Tem sua imagem colada ao combate à corrupção. Foi implacável no julgamento do Mensalão. Encarna a negação da política, um juiz sério e honesto contra a bandalheira dos políticos tradicionais.

Marina é a menina pobre do Acre que ganhou o mundo. A seringueira parceira de Chico Mendes das causas sociais e ambientais. Assim como Joaquim encarna a imagem da superação. Criou a Rede no espírito de negação da política tradicional. Não teve força para botar seu projeto de pé sozinha.

Justiça, combate à corrupção, negação da política, bandeiras ambientais, ecológicas e multiculturalismo. Sem fazer juízo de valor, é preciso constatar: se confirmada será uma chapa forte.

Dialoga muito com o momento político que estamos vivendo. São dois outsiders, é difícil imaginar qualquer um dos dois dialogando com o Congresso Nacional, construindo uma base de sustentação, mas é bom não subestimá-los. Estarão no páreo pra valer.

Se confirmado o movimento, estaremos diante da primeira grande mexida de pedras no jogo real. Forçará outros movimentos e composições. Muita coisa ainda vai acontecer até junho, mas parece que o jogo está começando pra valer.

*Ricardo Cappelli é jornalista e secretário de estado do Maranhão, cujo governo representa em Brasília. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na gestão 1997-1999.

Comments are closed.