Cármen Lúcia e STF viram ‘fake news’ nas mãos da Globo

A cinco meses de deixar a presidência do STF, Cármen Lúcia, a Carminha, e a própria Corte viram motivos de ‘fake news’ (notícias falsas) nas mãos da Globo. A empresa cita supostos “advogados de acusados” ou “condenados” para endossar matéria fria.

Na falta de pauta mais quente, a Globo investiu numa mudança na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que ainda ocorrerá no mês de setembro, ou seja, daqui a 5 meses. Será quando a presidência do STF trocará de guarda: entra Dias Toffoli, sai Carminha.

Carminha irá para a Segunda Turma, o que, na opinião da Globo, mudará o perfil “garantista” da Segunda Turma, que tem concedido habeas corpus para vários políticos investigados na operação lava jato, como o ex-ministro José Dirceu.

Portanto, o que incomoda a Globo no colegiado é a defesa de direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.

Embora a Globo “comemore antecipadamente” o fim do reinado de Cármen Lúcia, ela e o ministro Edson Fachin continuarão minoria no colegiado. Os outros três integrantes da Segunda Turma são os “garantistas” Celso de Mello, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Ainda para o desgosto da Globo, Toffoli presidirá o Supremo. Será ele quem pautará os habeas corpus, inclusive o do ex-presidente Lula — se ainda estiver preso em plena campanha eleitoral.

Economia

Resumo da ópera: a Globo é só fake news!