1° de Maio unificado em Curitiba por ‘Lula livre’

As seis centrais sindicais — CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central, UGT e CSB — farão uma manifestação unitária de  1º de Maio em Curitiba. Será uma manifestação de solidariedade e de apoio ao ex-presidente Lula, preso político encarcerado na sede da Polícia Federal na capital paranaense. As centrais também apresentarão uma pauta conjunta de reivindicações econômicas, sociais e defesa da democracia, com o objetivo de unificar um projeto dos trabalhadores durante o processo eleitoral de 2018.

A decisão saiu em uma reunião realizada hoje (11), em São Paulo, e deverá ser formalizada durante novo encontro nesta quinta-feira (12), também na capital paulista, e anunciada em entrevista coletiva na próxima segunda-feira (16). A manifestação envolve CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT. Todas manterão eventos já programados no período da manhã. À tarde, dirigentes seguirão para a capital paranaense, onde haverá um ato previsto para as 17h.
“É simbólico”, observou o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna, sobre o ato unificado. “A ideia é prestar solidariedade ao ex-presidente e demonstrar a importância da unidade”, afirmou o dirigente, acrescentando que durante o governo Lula ocorreram “mudanças sociais que trouxeram benefício à maioria”. Sobre o 1º de Maio, ele informou que as centrais já estão em contato com direções estaduais no Paraná para organizar a manifestação inédita.
*Com informações da Rádio Peão