Putin reeleito com 75% dos votos na Rússia

O presidente da Rússia Vladimir Putin está virtualmente reeleito para um novo mandato até 2024, segundo o Centro de Informações da Comissão Central Eleitoral da Rússia. Ele tem o apoio de 75,01% dos eleitores após contagem de 50% dos votos.

A reeleição de Putin anima os chineses que também reelegeram esta semana presidente Xi Jinping. Os líderes dos dois países falam numa parceria estratégica sino-russa.

“Não vou falar agora sobre as direções concretas da nossa parceria, mas acreditamos que isso é bem compatível com nossos projetos de construção da União Econômica Eurasiática, da construção da Parceria Eurasiática no sentido largo da palavra. Nisso, nossos interesses se coincidem. Temos muito trabalho conjunto concreto”, afirmou Putin ao parabenizar o homólogo chinês por conquistar mais 5 anos de mandato.

Depois de mirar na África, a aliança sino-russa está de olho no Caribe (Venezuela) e na América Latina (Brasil, inclusive). Eles querem aproveitar a oportunidade deixada pelos EUA que se fecharam economicamente para defender empregos de norte-americanos.