PT lidera preferência do eleitorado com 19%, segundo nova pesquisa CNI/Ibope

Lula PTO PT é duro na queda, mesmo com a intensa perseguição judicial contra Lula, o pré-candidato da legenda à presidência, o partido segue mantendo a preferência do eleitorado do país.  Segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira (13), o PT lidera com 19%, seguido pelo MDB com 7%, PSDB com 6%, e Psol com 2%.

 Outros 11 partidos – DEM, PCdoB, PDT, PR, PPS, PSB, PSC, PSD, PTB, PV e Novo – registraram apenas 1% de apoio. As demais agremiações partidárias, juntas, somaram 3%. A maior parcela (48%) afirmou não ter preferência por nenhum partido, e 5% não responderam. Em relação às eleições de outubro, 44% dizem estar pessimistas, 20% estão otimistas, 23% estão impassíveis e 13% não sabem o que esperar ou não responderam.

A pesquisa, intitulada Retratos da Sociedade Brasileira, que procurou identificar perspectivas para as eleições presidenciais deste ano, revela também que a escolha de deputados e senadores alinhados politicamente com candidato do Executivo tende a fazer mais sentido para os eleitores com menor grau de instrução.

O levantamento também aponta que 44% esperam por mudanças sociais, no próximo mandato, enquanto 32% defendem o combate à corrupção como prioridade. Questões como desemprego e inflação aparecem em terceiro lugar nas preocupações dos eleitores.

As mulheres (50%) estão mais preocupadas com as transformações sociais, com melhoria nas áreas de saúde, educação, desigualdade social e segurança, do que os homens (39%). Já eles estão mais atentos do que elas na punição aos corruptos (38% contra 27%).

O levantamento contratado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ouviu 2.000 pessoas entre 7 e 10 de dezembro do ano passado, em 127 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03599/2018.

Deixe um comentário