Paraná é o Estado com menos delegados por habitante no Brasil


O Paraná é o Estado que possui menos delegados de polícia por habitante para atender a população. Dos 780 cargos de delegado de Polícia Civil do Estado, somente cerca 410 estão preenchidos. Há defasagem de mais de 370 delegados. Por outro lado, há 150 aprovados em concurso público que aguardam nomeação desde 2014.

As informações são da Comissão dos Aprovados no Concurso Público realizado em 2013. Eles pedem a nomeação imediata dos aprovados antes que o concurso perca a validade. Juntam-se a esta reivindicação Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sindepol) e a Associação dos Delegados do Paraná (Adepol).

Em comparação com o vizinho do sul, Santa Cataria conta com mais de 700 delegados para atender 7 milhões de habitantes. Já o Paraná, com seus onze milhões, tem cerca de 410. Além disso, em 2018 mais de 165 delegados poderão se aposentar.

Isso faz com que muitos crimes fiquem sem solução. A população fique vulnerável à violência. Os delegados têm que escolher quais crimes tentarão solucionar. E, somente a nomeação dos aprovados não resolve o problema, o governo precisa realizar um novo concurso com urgência.

A situação é semelhante a da educação pública em que milhares de professores aprovados em concurso aguardam nomeação. Ambos os concursos vencem neste ano e caso não haja nomeação, milhares de profissionais que aguardam há quase 4 anos deixarão de ingressar no serviço público estadual. Enquanto isso, a educação e a segurança pública do Estado só pioram.

Só para relembrar, em 2011, o governador Beto Richa (PSDB) lançou o programa Paraná Seguro prevendo a contratação de 400 delegados até o ano de 2014. Nas palavras do próprio governador “É uma vergonha um Estado como o Paraná ter cidades sem delegado”.

Economia

Deixe um comentário