Impeachment foi golpe, confirma livro lançado em Curitiba

O analista político Claudio Ritser lançou na semana passada, em Curitiba, o livro “2016: Golpe de Estado e a Volta do Neoliberalismo”. O autor confirma a tese discutida nos cursos criados pelas universidades públicas do país de que o impeachment de Dilma foi um golpe.

A não comprovação de que Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade foi uma violação contra a Constituição de 1988, caracterizando um golpe e a mudança radical na política, implementando um neoliberalismo radical, entende o autor, que caracteriza um golpe de Estado.

Para Wagner Romão, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em texto de orelha da obra, “o livro de Claudio Ritser é uma denúncia contra a ação dos agentes políticos que o implementaram em ‘um pacto nacional, com o Supremo, com tudo…’ – como reconheceu um de seus arquitetos”. Ainda para Wagner Romão, “Esta preciosa e corajosa obra é uma indispensável ferramenta de resistência política contra este estado de coisas”.

Rodrigo Horochovski, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em comentário de contracapa, diz: “Golpe de Estado e a Volta do Neoliberalismo é um daqueles livros necessários. (…) Embora não precisasse prender-se ao rigor metodológico de uma pesquisa acadêmica, Claudio buscou exaustivamente fontes, fatos e dados para embasar seus argumentos, como deve ser a boa análise da conjuntura – especialmente a retratada, de rápido recrudescimento dos déficits democráticos brasileiros nos últimos anos”.

Estiveram presentes no lançamento o deputado estadual, Tadeu Veneri, a presidenta da CUT-PR, Regina Cruz, o assessor da senadora e presidenta da PT Gleisi Hoffmann, Carlos Carboni, o presidente do PT de Curitiba, André Castelo Branco e a vereadora professora Josete. Todos petistas.

Claudio Ritser já foi do Diretório Estadual e da Executiva Municipal do PT de Curitiba.

Economia

Serviço:
As obras de Claudio Ritser, “Política sem ilusão: das alianças nos governos Lula e Dilma à crise política e impeachment” e “2016: Golpe de Estado e a Volta do Neoliberalismo” podem ser adquiridos no site da Editora Multifoco. Se preferir, peça na livraria de sua preferência.

Deixe um comentário