CPI no Congresso para investigar a execução da vereadora Marielle Franco

A Polícia Federal fala em “abrir inquérito” para investigar o uso de munições compradas pela Polícia Federal para executar a vereadora Marielle Franco (PSOL), no Rio, na última quarta (14). PF não pode investigar PF. Tem que haver distanciamento. A primeira investigação que precisa ocorrer é no Congresso Nacional por meio de uma CPI, isto é, se os parlamentares não se acovardarem.

As justificativas para a abertura de uma CPI no Congresso são basicamente dois: 1- Foi um crime político que possui ineditismo; 2- Os lotes de munição utilizada para assassinar a vereadora do PSOL vieram da PF (comprados em 2006, em Brasília).

O advogado Clóvis Costa, de Curitiba, explica por quê da grande comoção e repercussão: nos últimos 35 anos, pelo menos, não houve a suspeita de execução de nenhum governador, senador, deputado federal, estadual ou vereador de capitais, por questões relacionadas ao exercício do mandato.

“Os casos de Olavo Pires e Ceci Cunha não tiveram relação com o exercício da atividade parlamentar, assim como o caso do vereador João Monteiro de Castro (Rio) e do governador Edmundo Pinto”, afirmou o advogado.