Aula inaugural do curso da UFPR sobre ‘O golpe de 2016’ terá ato político pela democracia

O curso de extensão “O golpe de 2016” tem aula inaugural nesta sexta-feira (16), no Teatro da Reitoria da UFPR. “O número de inscrições superou as expectativas e os últimos acontecimentos no país impactaram fortemente na comunidade universitária”, informa o professor Ricardo Costa de Oliveira, um dos organizadores do curso. O evento consiste num ciclo de palestras aberto à comunidade, com a participação de 21 professores da UFPR e mais três convidados externos. Serão 15 encontros até o mês de junho, sempre com uma palestra seguida de debate. Haverá certificação.

A aula inaugural terá como tema “República do Nepotismo e os cenários da conjuntura política do golpe de 2016” e será ministrada pelos professores Ricardo Costa de Oliveira e Andrea Caldas.

Um dos personagens que certamente será objeto de análise do seu papel no golpe, o juiz Sergio Moro, pediu exoneração como professor da UFPR e pretende estudar nos Estados Unidos.

O curso integra um movimento nacional em defesa da autonomia universitária, iniciado em resposta à reação do Ministério da Educação ao primeiro curso com o tema, lançado pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Mais de 30 universidades já anunciaram eventos parecidos.

Confira a programação completa aqui.

Economia