A previdência será salva com a geração de empregos, diz Lula

O ex-presidente Lula deu a receita para salvar a previdência pública durante uma entrevista à Rádio Cultura, na manhã desta terça (13), de Foz do Iguaçu. Segundo ele, é a geração de emprego que vai salvar a previdência e não o fim das aposentadorias como pretende Michel Temer.

“O que vai salvar a Previdência é gerar emprego, gerar salário, gerar contribuinte. Quando a gente formalizou milhões de micro-empreendedores individuais a Previdência foi superavitária”, disse à rádio iguaçuense.

Lula explicou que hoje a União não tem nenhuma capacidade de fazer investimento, os estados também estão todos quebrados. “Os empresários não têm confiança. Os estrangeiros estão vindo aqui comprar ativos prontos [privatização]. Como você recupera esse país? Nós já fizemos e podemos fazer de novo”, afirmou.

O ex-presidente recordou na entrevista que em dezembro de 2014 o país tinha apenas 4.5% de desemprego nos padrões de Suécia, Finlândia e Alemanha. “Ora, qual foi o problema? É que desoneramos as empresas e nem todas investiram na devolução desse benefício pra sociedade”, explicou.

“Para o PIB voltar a crescer, o Estado precisa ser indutor da economia”, pregou Lula, em contraposição à tese neoliberal de que o Estado tem que se ausentar de tudo.

Lula disse ainda que tem consciência de que o Brasil viveu um dos melhores períodos de seu governo.

Economia

Assista a íntegra da entrevista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *