Gilmar Mendes também nega Habeas Corpus

Nas vésperas do julgamento do Habeas Corpus para o ex-presidente Lula, a velha mídia, desesperada, parte para o ataque contra os ministros do STF. A bola da vez é Gilmar Mendes cujas “fake news” (notícias falsas) e “memes” buscam desmoralizá-lo por conceder “demais” Habeas Corpus. Mas não é verdade que o magistrado faça farras com os HCs. Vide o caso do ex-deputado Carli Filho, do Paraná, que recorreu ao instituto para não ir ao Tribunal do Júri nesta terça (27), mas teve o pedido negado.

LEIA TAMBÉM:
Lula pode golear no STF

O Blog do Esmael estima que o ex-presidente Lula tem o apoio de 7 dos onze ministros no Supremo Tribunal Federal que deverá rever a prisão imediata para condenados na segunda instância, mas, diferente de Carli Filho, não há provas de que o petista tenha cometido crimes (muito menos contra a vida) e o ex-presidente invoca a presunção de inocência até o “Caso Tríplex” transitar em julgado, isto é, ser apreciado pela terceira instância.

Voltemos ao Gilmar que diz ‘não’.

A mesma mídia que detona o julgamento do Habeas Corpus para Lula tenta transformar em Madre Teresa de Calcutá a presidenta do STF, Carmén Lúcia, que é chamada carinhosamente nos estúdios da Globo de “Carminha”.

O objetivo dos barões da mídia é “convencer” Carminha a não pautar o remédio constitucional pedido pelo ex-presidente. A ideia é cozinhar o galo até o esgotamento do último recurso no TRF4 e, consequentemente, a emissão de uma ordem de prisão. Eles estão atrás de uma imagem, de uma foto como troféu de guerra.

Economia

Acerca do Habeas Corpus

Habeas corpus é uma medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira.

A Constituição Federal de 1988 prevê em seu art. 5º, inciso LXVIII que conceder-se-á Habeas Corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

Deixe um comentário