Gilmar Mendes desmente Gilmar Mendes sobre Lei da Ficha Limpa

Gilmar Mendes desmentiu na noite desta sexta (2), no Jornal Nacional, da Globo, o Gilmar Mendes de agosto de 2016. Hoje o ministro do STF e do TSE defendeu a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, mas outrora ele dissera que de tão mal feita parecia ter sido feita por “bêbados”.

“Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo… Essa lei foi tão mal feita que parece que foi feita por bêbados. Ninguém sabe de que contas estão falando. A dificuldade aqui é a questão de interpretar a lei conforme a Constituição”, disse Gilmar Mendes, presidente do TSE, cujas palavras foram anotadas pelo Blog do Esmael no dia 18 de agosto de 2016.

Nesta noite, porém, o ministro, que deixou hoje a presidência do TSE, explicou por que mudou de ideia acerca da Lei da Ficha Limpa:

“Eu fui sempre um crítico da Lei da Ficha Limpa, eu achava de viés autoritário e que fortalecia as instâncias iniciais e intermediárias onde você pode ter influências, as mais diversas. Fui crítico em relação a isso. Mas o Supremo já consagrou a ideia de que a decisão em relação a Lei da Ficha Limpa é de que ela é constitucional. E em se tratando de decisão de segundo grau, seja na esfera de improbidade administrativa, seja na esfera penal, o Supremo entende que isto é legítimo. Tanto é que eu tenho dito que esse é um caso de legitimidade aritmética. Ninguém discute, porque há outras questões que estão aí pendentes. Isso está pacificado. De modo que, mantida a decisão penal de condenação, é inevitável que se aplique”.

Gilmar é o macho alfa no TSE e no STF. É ele quem dá as ordens nas duas Cortes, por isso a emissora dos Marinho abriu os holofotes para fustigar o ex-presidente Lula.

O ministro do Supremo deve ter em mente a seguinte estratégia: “libero Lula da prisão, concedendo habeas corpus e revogando a antecipação da prisão para condenados em segunda instância, mas o enquadro na Lei da Ficha Limpa, qual seja, deixando o ex-presidente inelegível.”

Economia

Viva o casuísmo! Viva o STF!

Comments are closed.